Limpeza de Tapete

Como cuidar de tapetes e carpetes

Tapetes e carpetes precisam estar sempre limpos. Saiba como fazer a manutenção.

 

Se por um lado tapetes e carpetes compõem a decoração deixando a casa mais bonita e aconchegante, por outro suas fibras constituem um ambiente perfeito para o acúmulo de sujeira e ácaros, que podem causar reações alérgicas e diminuir o tempo de vida útil desses acessórios.

Para que isso não aconteça, confira as dicas a seguir:

Limpeza diária de tapetes e carpetes

 

 O aspirador de pó é o utensílio ideal para a limpeza de tapetes e carpetes. Quanto mais potente for o aparelho, maior será sua capacidade de aspirar mesmo a poeira mais fina, responsável por causar crises alérgicas.
Aspire três vezes por semana no sentido dos fios, assim você evita que a sujeira se acumule. Caso tenha animais de estimação, o ideal é passar o aspirador de pó todos os dias.
As vassouras com cerdas duras podem diminuir o tempo de vida útil dos tapetes. Porém, caso você não tenha aspirador de pó, utilize-as varrendo primeiro no sentido contrário ao das fibras, depois no sentido das fibras, assim a limpeza será mais eficiente, além de dar maciez e brilho ao tapete.

Textura

 Bouclê: embora a maior parte da sujeira se acumule sobre a superfície de suas cerdas, esse tipo de tapete é um pouco mais difícil de ser limpo.
  • Textura de pelo cortado: textura aveludada. Os tipos "pelo cortado frieze" não deformam com pegadas ou aspirador de pó.
  • Densidade: quanto maior a densidade das fibras do carpete, maior será sua vida útil.

Colocação

 Os tapetes e carpetes devem ser colocados sobre superfícies limpas e secas para que durem mais.
Exposição ao sol.
  • Expor tapetes e carpetes ao sol por 30 minutos ajuda a eliminar ácaros. Mas não exagere! Períodos prolongados de exposição ao sol podem danificar as fibras e/ou estrutura dos tapetes, especialmente se possuírem base emborrachada.
         Umidade
  • A umidade do ar colabora com a proliferação de elementos alergênicos em tapetes e carpetes. Em épocas de chuvas constantes, o melhor é guardá-los e retirá-los apenas nos períodos de estiagem.