Dicas

Dicas da Dream Clean

 

Sangue


Existem duas possibilidade de remoção desse tipo de mancha: xampu infantil com pH neutro ou água oxigenada. No primeiro caso, vale o mesmo procedimento utilizado para eliminar a sujeira de barro (veja abaixo). No segundo, coloca-se a água oxigenada sobre um papel ou pano, em seguida o pano sobre a mancha e, depois, seca-se a região.

 

Caneta


Existem formas de amenizar, porém nenhuma técnica será capaz de extirpar totalmente um tipo de mancha de um sofa: a da caneta esferográfica (se a mancha for em tecido de algodão, entretanto, um cotonete com álcool talvez resolva o problema). É bom lembrar: o cotonete deve apenas passar pelo risco – jamais esfregue-o no restante do sofá.

 

Graxa e batom


Para sujeira de graxa no sofá indicamos o uso de benzina. Primeiramente, tira-se o excesso com um papel, sem esfregar, e, em seguida, usa-se o produto. Apontamos para outra opção válida tanto para a graxa quanto para o batom: molha-se um pedaço de algodão com solvente e passa-se sobre a mancha. Como no caso da gordura, usa-se um secador para enxugar o tecido o mais rápido possível.

 

Vinho, refrigerante e café


Se cair uma dessas bebidas no sofá, é hora de usar o "famoso mata-borrão. Isso significa pegar um pano branco e absorver ao máximo o líquido. Mas, atenção: apenas absorva, não esfregue de jeito nenhum, para não aumentar a área manchada. Se mesmo após a absorção a sujeira persistir no sofa, passe um pouco de gelo sobre a superfície e, novamente, deixe o pano branco extrair o líquido. Se a mancha permanecer no sofá, apenas um profissional poderá dar conta do recado. No caso do vinho, pode sair como não sair. Vai depender até mesmo da qualidade da bebida, se tem corante ou não.

 

Barro


A sujeira com barro exige um componente não muito adequado para o tecido de algodão e, muito menos, para a seda: a água. Apontamos para a existência no mercado de detergentes específicos para tecido, sem enxágüe. Se não encontrar o produto, vale seguir a dica citada anteriormente: passe, com um pano, um pouco de xampu infantil, desses com pH neutro, e limpe a área. Em seguida, passe um pano úmido. Mas tenha à mão o secador de cabelo, pois se a área permanecer úmida por muito tempo, o estrago poderá ser maior do que se o sofá permanecesse sujo.

 

Urina


O maior problema da urina não é o cheiro nem a cor amarelada. É, na realidade, a ação que ela tem sobre tecidos. Seja de criança ou de animal, a urina é extremamente ácida, e, portanto, queima o sofa. Recomendamos o "mata-borrão" (pano branco para absorção) seguido por um pano umedecido com álcool, mas acreditamos que nenhum produto seja capaz de evitar os danos causados pelo líquido. Para ele, talvez os reagentes de uso profissional das lavanderias consigam eliminar 90% da mancha. O melhor a fazer, portanto, é manter o cãozinho bem longe do sofá e os bebês devidamente protegidos com fraldas.

 

Chiclete


Se na maioria das manchas agir rápido é o mais importante, no caso do chiclete, o essencial é ter paciência. Vá à cozinha, pegue um gelo e deixe-o sobre o chiclete até que endureça. Então, com o auxílio de uma espátula, vá desgrudando-o do sofá com calma: "Se puxar, pode rasgar o tecido".

 

Gordura


Parece estranho pensar que cairá gordura no sofá, mas, como somos inclusive testemunhas, "tem gente que faz do sofá uma mesa". Então, em um desses momentos de descontração familiar ao estarmos lanchando ou mesmo jantando sobre o estofado e o azeite escorregar para o sofá, corra para a cozinha, corte um limão ao meio e passe-o sobre a nódoa. Em seguida, limpe com um pano umedecido e seque a peça o quanto antes, de preferência com um secador de cabelo.

 


Solicite a visita de um de nossos técnicos e garanta a sua total satisfação.